
Açude Orós recebe reconhecimento oficial de Bem de Destacada Relevância Cultural, Histórica, Paisagística e Ambiental do Ceará
Nesta sexta-feira, 29 de maio, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, sancionou a Lei nº 130/26 que declara o Açude Orós como Bem de Destacada Relevância Cultural, Histórica, Paisagística e Ambiental do Ceará. A medida foi oficializada durante a primeira edição da Exporós, realizada na cidade de Orós, e institui o Dia Estadual do Açude Orós em 11 de janeiro.
A data escolhida marca a conclusão das obras do reservatório, inaugurado em 1961 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. O açude, oficialmente denominado Presidente Juscelino Kubitschek, é símbolo da luta contra os efeitos da seca e da identidade cultural do povo cearense.
A proposição foi apresentada pelo deputado estadual Simão Pedro e aprovada pela Assembleia Legislativa. O governador destacou investimentos de quase R$ 30 milhões na região, reforçando o papel estratégico do açude para o abastecimento humano, irrigação agrícola e desenvolvimento regional.
Fique por Dentro
Por Letícia Menescal
Redes Sociais
Acesse o nosso site www.tvsertao.net, e também siga a TVSertao.net no Instagram, Facebook e YouTube
Direitos autorais
A TVSertao.net informa que todo o seu conteúdo pode ser utilizado livremente, incluindo registros fotográficos e videográficos, aproveite e divulgue também o site www.tvsertao.net