
Capacitação da Secretaria de Saúde do Ceará fortalece combate a acidentes com animais peçonhentos
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, nos dias 7 e 8 de maio, o Curso de Aperfeiçoamento sobre Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. A formação ocorreu na Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFOR), reunindo médicos, enfermeiros e profissionais da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde.
Conforme divulgação no site do Governo do Estado o objetivo central foi qualificar os participantes para o manejo clínico e diagnóstico atualizado, além de discutir fluxos de atendimento e descentralização dos soros antiveneno. A iniciativa também abordou vigilância epidemiológica e estratégias de controle de animais, reforçando a importância da resposta rápida em casos de acidentes.
Segundo Kellyn Cavalcante, articuladora do Grupo Técnico das Zoonoses da Sesa, o curso trouxe conteúdos essenciais para o cenário atual do Ceará e do Brasil. Já a médica veterinária Paula Renata Barros destacou que a capacitação contribuirá diretamente para a melhoria do atendimento em municípios como Caridade, fortalecendo a integração entre assistência e vigilância.
A Sesa informa que mantém orientação técnica permanente para prevenção e controle desses agravos, com coleta e análise de dados epidemiológicos. Em 2024, o Ceará registrou mais de 7.500 casos de acidentes com animais peçonhentos, sendo escorpiões responsáveis por cerca de 65% das ocorrências, segundo boletins oficiais.
Mais Informações
Por Letícia Menescal
Redes Sociais
Acesse o nosso site www.tvsertao.net, e também siga a TVSertao.net no Instagram, Facebook e YouTube
Direitos autorais
A TVSertao.net informa que todo o seu conteúdo pode ser utilizado livremente, incluindo registros fotográficos e videográficos, aproveite e divulgue também o site www.tvsertao.net